sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Halloween - Dia das Bruxas

Sabes de onde vem a palavra Halloween? É que Dia de Todos os Santos diz-se em inglês All Hallows Day.E, a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!
Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados (dos Mortos) (lê aqui) passaram a fundir-se numa mesma tradição.
Sabias que Halloween vem de Dia de Todos os Santos? Este diz-se em inglês All Hallows Day. Como sabes, a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!
Acreditava-se que na Noite das Bruxas (lê aqui) os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.
Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem... Uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa a vida.
A tradição de dar doces, guloseimas e frutas veio dos duendes (e da Irlanda), que eram considerados maus (!) pelos antigos celtas. Nessa noite elas gostavam de pregar partidas ("tricks") aos humanos.
Para lhes agradar e evitar as suas maldades, as pessoas deixavam doces e frutas ("treats") à porta das suas casas.
Daí surgiu a famosa frase "trick ou treat" que dizem as crianças norte-americanas (e canadianas) quando celebram o Halloween, o Dia das Bruxas, e pode ser traduzida como "presentes ou partidas".
Já reparaste que esta história do «Pão por Deus» (clicar aqui, para ler) das crianças portuguesas pedirem à porta das casas é parecida com a das crianças norte-americanas?
Como se diz que nessa noite os fantasmas andam à solta, todas as partidas são válidas, mas é preciso estar mascarado como eles (os espíritos) para não sermos levados pelas almas do outro mundo.
Também para se protegerem deles, os miúdos carregam lanternas feitas com uma abóbora escavada.Essas lanternas também se põem à porta de casa, para espantar os espíritos.
Desde há algum tempo, Portugal tem-se deixado influenciar por muitos aspectos que não fazem parte da nossa cultura e tem celebrado o Halloween nas escolas, clubes e até em centros comerciais, quando deviam olhar para as tradições que são mais nossas.

sábado, 25 de outubro de 2008

Mudança da Hora...



No dia 26 de Outubro, tem início o período de “Hora de Inverno”. Assim, os relógios irão ser atrasados de 60 minutos às 2h00 da madrugada de Domingo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, passando para a 1h00.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Desafio

Uma sala tem 4 cantos.
Em cada canto está um gato.
Cada gato vê três gatos.
Quantos gatos há na sala?

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Curiosidades

O comprimento total dos braços humanos abertos corresponde à altura da pessoa.

O coração do ser humano pesa aproximadamente meio quilo e bate, em média, 72 vezes por minuto, o que dá, aproximadamente, dois mil milhões de vezes durante a vida?

O território da Rússia, maior país do mundo, é quase 39 milhões de vezes maior que o do Vaticano, menor país do mundo?

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia da Alimentação

Para que possas crescer forte e saudável, para que possas brincar alegremente com todos os meninos, para que possas aprender facilmente tudo o que te ensinam, necessitas de te alimentar bem. Comer um pouco de todos os alimentos é essencial.Para se construir uma casa são necessários vários materiais: tijolos, ferro, pedras, madeira, cimento, etc.O corpo humano, tal como uma casa, também necessita de diversos materiais para se manter em boas condições. E não te esqueças da água — é fundamental para o organismo.A água é o componente mais abundante no organismo.A água chega ao organismo quando a bebemos ou através dos alimentos.Devemos beber muita água ao longo do dia porque a água tem funções muito importantes no nosso organismo:Dissolve os outros nutrientes;Regula o calor do corpo através da transpiração;Elimina produtos nocivos através da urina, suor e fezes;Transporta várias substâncias no nosso corpo.

Parabéns Jéssica Borges!!!!

A primeira Feiticeira a festejar o seu anivesário, este ano lectivo foi a Jéssica Borges, que completou ontem 11 anos.
PARABÉNS!!!

Aniversario - Recados Para Orkut


segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Sólidos Geométricos

Para melhor percerber os vértices, as arestas e as faces, construímos os sólidos geométricos com palitos e plasticina.

domingo, 5 de outubro de 2008

Desafio Matemático de 06 de Outubro a 17 de Outubro

O triplo do dinheiro do Afonso, menos 4 euros, é igual a 65 euros. Quanto dinheiro tem o Afonso?


R:
(não te esqueças de explicar o teu raciocínio)

5 de Outubro - Implantação da República





Portugal foi, desde a sua fundação, governado por reis. A essa forma de governo chama-se monarquia.
No entanto, nos finais do século XIX, havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país: o rei reinava a vida toda.
Quando morria era o filho mais velho, o príncipe, que tomava o seu lugar.
Os problemas que as pessoas viam na monarquia eram devidos a coisas muito simples:

E se o rei governasse mal?
E se fosse cruel para com os súbditos (o povo)?
E se ficasse doente ou louco?
E se tivesse ideias extravagantes que prejudicassem as pessoas?
E se decidisse mal coisas importantes para o país?
E se se deixasse influenciar demais por pessoas com más intenções?
Claro que estes problemas podem acontecer com qualquer governante, fosse ele um rei ou outro...No entanto, as vantagens de uma forma de governar diferente eram vistas como boas. Seria um sistema diferente: uma república.
As repúblicas têm dirigentes eleitos por períodos de tempo mais curtos, e o controlo do poder parecia mais eficaz.
Por tudo isto, grupos de cidadãos portugueses, partidários de um sistema de governo republicano, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a monarquia e implantar a República, como vinha acontecendo noutros países da Europa.

Isto aconteceu a 5 de Outubro de 1910.

República foi proclamada dos Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa. A importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado.
O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio.
O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga.

A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente e o nome da sua moeda para o escudo.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Dia da Música

Nada melhor para comemorar o Dia Mundial da Música, do que conhecer um compositor: Vivaldi
Antonio Lucio Vivaldi (Veneza, 4 de Março de 1678 — Viena, 28 de Julho de 1741) foi um sacerdote e compositor de música barroca italiana.
Vivaldi foi realmente um compositor prolífico e a sua fama deve-se sobretudo à composição das seguintes obras:
. mais de 500 concertos (210 dos quais para violino ou violoncelo solo), dos quais se destaca o seu mais conhecido e divulgado trabalho, Le quattro stagioni (As quatro estações),
. 46 óperas,
. sinfonias,
. 73 sonatas,
. música de câmara (mesmo se algumas sonatas para flauta, como Il Pastor Fido, lhe tenham sido erradamente atribuídas, apesar de compostas por Cedeville),
.música sacra (oratorio Juditha Triumphans, composta para a Pietá; dois Gloria; Stabat Mater; Nisi Dominus; Beatus Vir; Magnificat; Dixit Dominus e outros).


Quatro Estações - Primavera
http://www.youtube.com/watch?v=iSw7CcAXPWk