quarta-feira, 24 de junho de 2009

Tradições do São João

Sabias que a noite de São João é considerada muito boa para adivinhar o futuro? Desde casamentos ao ano agrícola e ao clima, tudo se pode saber nesta altura!
Em Beja põem-se, numa tábua, 12 montinhos de sal, aos quais se dão os nomes dos meses.Passam depois a tábua pelo fumo de uma fogueira e deixam-na ficar toda a noite ao relento da manhã. Antes de o sol nascer, correm à tábua para examinarem qual dos montinhos de sal está mais húmido, e é então que sabem quais os meses em que choverá mais, segundo os nomes que lhes deram e a humidade de cada um.
Em Trás-os-Montes, acreditava-se que o costume de as raparigas cortarem as pontas do cabelo e, antes do nascer do Sol, as colocarem sobre uma silva mansa fazia com que as pontas não voltassem a espigar. Por todo o País, criaram-se estas lendas em volta da noite de São João.
Em Lisboa diz-se que se na noite de São João a rapariga põe a mesa com dois pratos, talheres e comida e à meia-noite começa a comer, no lugar vazio surge-lhe a figura do futuro noivo.
No Algarve, segundo a tradição local, enquanto as raparigas dançavam em redor de um mastro enfeitado com madressilva e flores de São João, os rapazes saltavam a fogueira, o que os tornava homens adultos e protegia as crianças das doenças.As mães passavam por cima das chamas (sem queimar, claro) as crianças doentes ou fracas, e para todos era bom dizer quando saltavam a fogueira:
"Fogo no sargaço,
saúde no meu braço.
Fogo no rosmaninho,
saúde no meu peitinho."
Sabias que a noite de São João é considerada mágica desde a Idade Média? Diz-se que as "mouras encantadas" deixam a forma de cobras, com que vivem todo o ano, e vêm à tona da água com figura humana.
Na madrugada de São João vão as mouras estender os seus tesouros à orvalha do campo. Esses tesouros ficam aí encantados sob a forma de figos. Se alguém passa, os apanha e não os come, transformam-se em verdadeiros tesouros.Se, porém, a pessoa que os apanha os come, reduzem-se logo a carvão.

São João Baptista


Hoje, dia 24 de Junho, comemora-se o Dia de São João Baptista, Padroeiro do nosso concelho, Almada, e por isso é feriado municipal, mas não queremos deixar passar esta data em branco, por isso aqui deixamos algumas informações sobre o nosso Padroeiro.
São João era primo de Jesus e ganhou o nome de "baptista" exactamente porque baptizava as pessoas no rio Jordão, derramando-lhes água sobre as cabeças.
São João Baptista também vivia isolado de tudo e todos, como um eremita e refugiava-se no deserto, alimentando-se de mel e gafanhotos. Sem ser dono de nada, vestia apenas uma pele de carneiro.
Grande crítico da política romana era adorado pelo povo e odiado pelo Rei Herodes, que o mandou aprisionar e decapitar, aproveitando um capricho da sua filha, Salomé, que o amava (mas como João Baptista a rejeitou... O rei ficou com um opositor a menos).
O dia 24 de Junho, data do seu nascimento, foi consagrado a São João.

Dia de São João (São João do Porto)


Apesar de Santo António ser o mais conhecido, São João é o que tem a maior festa. A animação dura dia e noite e todos estão prontos para a "farra".
Sabias que o santo que se comemora no Porto não é o São João Baptista, como todos pensam? É o São João do Porto, padroeiro desta cidade!
Vamos-te contar a história:No século IX, existia no Norte do País um eremita (pessoa que vive sozinha, longe de todos) chamado João. Enquanto foi vivo deu muitos conselhos às pessoas que lhe iam pedir ajuda.
Quando morreu, descobriu-se que muita gente ia ao sítio onde estava enterrado para chamar pelos seus poderes de santo.
Sabias que uma rainha, no século XII, trouxe a cabeça de S. João para o Porto para ser venerada pelas pessoas? Diz-se que ainda está na capela da Santa Cabeça, da igreja de Nossa Senhora da Consolação.
Mas como esta história é um bocadinho macabra e o São João do Porto nunca foi aceite oficialmente acabou por se juntar o útil ao agradável.Ou seja, começou-se a festejar o São João do Porto no dia 24 de Junho, a mesma data de São João Baptista!
O São João é o padroeiro de muitas terras, mas na noite de São João, a cidade do Porto muda completamente!
Nas ruas os foliões passeiam o alho porro (ou, hoje, os martelos de plástico), compram manjerico e comem sardinha assada.É, aliás, com uma boa sardinhada e um bom caldo verde que começa a farra!
Tudo começa na Ribeira, mas depois do Fogo de Artifício, todos os anos à meia-noite em ponto, a festa espalha-se pelos quatro cantos da cidade e só termina ao nascer do sol.
As rusgas de São João espalham-se de bairro em bairro, de freguesia em freguesia.
Para espantar o cansaço vai-se parando nos bailaricos de bairro e salta-se a fogueira!
Manda a tradição que a festa culmine com um banho de mar na Foz!
Também aqui a festa de São João se mistura com as festas do início do Verão, daí as fogueiras e todas as "loucuras" da noite deste santo popular.

Fonte: Site Júnior

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Até um dia....

Acabou....
Mais um ano lectivo que passou, para o próximo ano a maioria de nós estará a frequentar o 5º ano.
Eina!! 5º ano...que crescidos que estamos....parece que foi ontem que começamos a nossa aventura.
Queremos deixar aqui um bem haja a todos... a nossa professora, a todos os professores da escola, a todas as funcionárias , aos nossos colegas, enfim... a todos!!!
Queremos deixar aqui um beijinho especial aos meninos que vão este ano entrar para o 1ºano e para aqueles que ainda vão ficar na Escola Branca, portem-se bem e estudem muito.

Quanto a nós prometemos que vamos tentar nos portar melhor que este ano eheheheheh!!!

Até um dia....


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Thomas Edison

Depois de termos feito algumas experiencias sobre a electricidade, a professora pediu que pesquisassemos no Magalhães, quem tinha sido Thomas Edison, pois segundo a professora foi um senhor muito importante para a ciência.
Inventor norte-americano (1847-1931), registou mais de 1000 patentes na área da tecnologia, incluindo a lâmpada eléctrica incandescente, o fonógrafo e o aparelho de projecção.Apenas com doze anos de idade, começou a vender jornais durante viagens de comboio. Depois, num vagão que lhe foi cedido, montou uma prensa de impressão e fundou o jornal Weekly Herald que redigia, imprimia e vendia durante as viagens. Nos tempos livres, dedicava-se ao estudo de física, mecânica e química e fazia experiências no vagão. No decorrer de uma experiência pegou fogo ao vagão, sendo obrigado a mudar de emprego. Foi então trabalhar para um posto de telégrafo, emprego que ocupou até à Guerra Civil (1861-1865). Aos 17 anos de idade registou a primeira patente - um telégrafo duplo. Ao aperceber-se da necessidade de comunicações rápidas, durante a guerra, dedicou-se às invenções neste campo. Tornou-se rico e famoso, criando o primeiro centro de investigação fora da Universidade. A sua descoberta, denominada "efeito de Edison", fenómeno que consiste na emissão de electrões por metais incandescentes, está na base da lâmpada de díodo.Edison desempenhou um papel fundamental nos campos das comunicações e da electricidade.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Bom Fim de semana

Recados.com - orkut comentários do português, gráficos da sucata, gráficos do glitter do scrapbook e mais!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal

Sabias que Luís de Camões morreu neste dia em 1580?
É a razão de este ser o Dia de Portugal, chamado oficialmente Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Este poeta foi uma das pessoas que mais elogiou as aventuras heróicas dos nossos antepassados! Ele próprio era um grande aventureiro!

Clica aqui e descobre mais sobre as aventuras de Luís de Camões!
Sabias que, há bastantes anos, o 10 de Junho era chamado o «Dia da Raça»? «Raça» lusitana, ou seja, todos os que são portugueses, tanto os que estão em Portugal como os que vivem por todo o mundo!
Nessa época falava-se muito de heroísmo e orgulho na nação. Na justa medida, são elementos importantes para manter uma cultura e um sentimento patriótico.
Mas repara: patriotismo não se deve confundir com nacionalismo. Neste último, os sentimentos positivos de pertença a um país (patriotismo) tornam-se negativos e o acha-se que o próprio país é «superior» a todos os outros... Isso pode ser mau.
Bom, e agora outra questão:Sabias que a nossa língua é a 7ª mais falada do mundo? E olha que existem milhares de línguas e dialectos!
Mas não é só Camões que representa o nosso país.
Existem outros símbolos que nos representam e que também têm história:
- a moeda nacional (até à chegada do euro);

sexta-feira, 5 de junho de 2009

5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente

O dia Mundial do Ambiente é comemorado desde 1972, quando foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para marcar o início da Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano.
A data pretende consciencializar a população mundial sobre o ambiente e potenciar atenção e acção políticas. Em 2009 o dia é dedicado às Alterações Climáticas que serão tema de uma Conferência Internacional que decorrerá em Copenhaga antes do fim do ano e onde se assinará um protocolo pós-Quioto. O lema de 2009 é então “O seu planeta precisa de si – una-se para combater as alterações Climáticas”.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

1 de Junho - Dia Mundial da Criança

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!
Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras
Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?
A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Claro que os Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!). Estão escritos de uma forma mais simples para tu os perceberes melhor.
Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!
Que este dia e todos os dias sejam felizes, para todas as crianças do Mundo, são os votos da professra da Turma d'Os Feiticeiros.



Fonte: Site Junior, Rua - Sabias Que...